Como já especificado no título, vamos aprender como instalar o ubuntu no celular com Android. Com isso você terá um sistema Linux completo no seu bolso.
Vale lembrar que esse é um conteúdo exclusivo aqui do MEGABYTE. Legal né? Hehehe! Vamos lá:
Requisitos:
- 1 Smartphone android (Recomendado pelo menos 4 GB de RAM)
- Termux (Versão disponibilizada no site do F-Droid) – Baixe aqui
- VNC Viewer – Para Acesso remoto em modo desktop – Baixar aqui
Instalação:
Após baixar o App Termux, faça a instalação normalmente como instala qualquer apk. Ao abrir aguarde ele completar a instalação das bibliotecas.
Permissões
Precisamos dar permissão de leitura e escrita ao Termux. Isso é necessário para realizar tarefas como copiar, renomear, deletar, mover um arquivo, etc.. Para isso use o comando abaixo:
termux-setup-storage
Vai solicitar permissão, apenas clique em “Permitir”.
Atualizar biblioteca
Para fazer a atualização dos pacotes que já são instalados junto a instalação padrão do Termux, basta digitar o comando a baixo e teclar enter:
pkg update -y
Dependências
Vamos agora instalar alguns pacotes necessários para o funcionamento do Ubuntu.
- Wget (um gerenciador de download)
- Git (para poder clonar repositorios do github)
- Curl (client url, serve para fazer verificações de urls, requisições e até downloads)
- Nano (editor de texto para o terminal)
- Tar (gerenciador de arquivos compactados – é como o zip, que serve para compactar e descompactar (extrair) arquivos)
- Proot (esse programinha vai criar um espaço para simular o ambiente linux com permissões de root, tal como acontece nas distribuições linux).
Para fazer essa instalação de todos esses pacotes de uma vez, use o comando abaixo:
pkg install -y wget git curl nano tar proot
Feito isso, hora de colocar a mão na massa hehehe! Vamos lá, o próximo passo é baixar o script instalador direto do github e executar para iniciar a instalação. usaremos o wget para fazer o download do script, e em seguida vamos executá-lo para instalar:
Como instalar o ubuntu no celular Android?
wget https://raw.githubusercontent.com/tuanpham-dev/termux-ubuntu/master/ubuntu.sh && chmod +x ubuntu.sh && bash ubuntu.sh
Para simplificar, coloquei os comandos em uma única linha, isso já vai iniciar a instalação corretamente. Fique atento ao que for solicitado nesse passo, algumas vezes precisará digitar Y e dar ENTER, outras vezes apenas ENTER.
Será solicitado também a criação do usuário para acesso via VNC (para que você consiga acessar também em modo gráfico (tipo um desktop mesmo), Digite a senha que você quiser com cuidado tá?
Finalizou esse processo? Você já deve estar logado no ubuntu e com permissões de root, note que ao invés de ~$ vai ter ~#.
Atualizar pacotes do ubuntu
Assim como atualizou a biblioteca do Termux, você também deve atualizar a do ubuntu de vez em quando, para isso, use o comando abaixo:
sudo apt update && sudo apt upgrade -y && sudo apt install -y git nano curl wget build-essential
Quando terminar esse processo, digite “exit” e dê enter (repetir até fechar o termux). O ubuntu está instalado e pronto para uso, mas vou te ensinar como usar de forma correta.
BÔNUS 1 – Como usar essa instalação do ubuntu
Ao abrir o termux, digite ls (LS em letras minúsculas) e dê enter, isso vai listar os arquivos disponíveis, entre eles, o script que vai “ligar” o ubuntu. Esse script deve ser algo como start-ubuntu20.sh ou simplesmente start-ubuntu.sh. Sabendo disso, para executar esse script você pode usar as seguintes formas:
bash start-ubuntu20.sh
ou
./start-ubuntu20.sh (com o ponto mesmo tá?)
Qualquer outro comando que digitar após isso, será executado já no ubuntu. Para sair do ubuntu (ou “desligar” o ubuntu), apenas digite exit e dê enter, isso vai encerrar o ubuntu e levar você de volta ao inicio no termux.
exit depois [ ENTER ]
Após instalar o ubuntu no celular, você pode fazer o que quiser (ou souber)
Considerando que você veio até aqui, nada mais justo que entregar algo para fazer após esse procedimento complicadinho né? Por isso liberei 2 bônus extras! Continue lendo…
BÔNUS 2 – Acessando o ubuntu em modo gráfico pelo App VNC Viewer
Essa instalação do ubuntu ja vem com a instalação do Servidor VNC, o qual você pode se conectar para acessar o ambiente gráfico “remotamente” através do aplicativo VNC Viewer no próprio smartphone onde está a instalação do ubuntu no seu termux.
Para acessar o ambiente gráfico, você precisa iniciar o servidor VNC manualmente toda vez que “entrar” no ubuntu. Ou seja, executou o script para “ligar” o ubuntu, execute o comando a seguir para habilitar o servidor vnc:
vncserver-start
Pode ser que apresente opções para você escolher a resolução, deixe na padrão mesmo (basta teclar enter). Com isso o Servidor estará rodando na porta 5901.
Para acessar o servidor VNC você pode usar da seguinte forma: localhost:5901 ou em alguns casos pode não funcionar com localhost, então você pode usar também 127.0.0.1:5901.
depois, caso queira encerrar o servidor VNC, acesse terminal do ubuntu (no termux) e use o comando:
vncserver-stop
O resto você ja sabe, pode continuar usando o ubuntu apenas no terminal, ou pode até mesmo encerrar o ubuntu e apenas usar o termux para fazer tarefas mais simples.
Recaptulando os comandos:
Comandos para iniciar e encerrar o ubuntu:
./start-ubuntu20.sh (Inicia o ubuntu)
exit (encerra o ubuntu, ao repetir, fecha o termux)
Comandos para gerenciar o servidor vnc no ubuntu:
vncserver-start (inicia o servidor vnc)
vncserver-stop (encerra o srvidor vnc)