SSH – (Secure Socket Shell) é um protocolo de rede que permite aos usuários acessar e gerenciar servidores pela internet. Mas ele não se resume apenas a isso. De forma mais simples de entender, é basicamente uma forma segura de acessar um computador ou servidor linux através de um terminal (Isso mesmo, aquela tela cheia de comandos que a gente fica admirando nos filmes de hackers).
Como ele funciona e pra que serve?
Tudo isso acontece pela rede. Nesta situação, dados, informações, documentos e arquivos são alcançados pelo usuário através de uma comunicação criptografada entre máquinas (o computador do usuário) e servidores (de hospedagem). O que acontece é que essa comunicação contém um mecanismo de autenticação. Nele, é aplicada uma tecnologia de criptografia avançada que mascara os dados e transações de quem está acessando até o quê exatamente está se querendo acessar.
O acesso SSH é muito usado por administradores de rede para gerenciar sistemas e aplicativos de forma remota. Ou seja, longe do computador ou servidor por onde se está acessando esses sistemas virtuais. Com o acesso SSH, o usuário pode fazer login em um outro computador por uma rede protegida por criptografia. Dessa forma, ele pode executar comandos, mover e editar arquivos de um local para outro sem riscos de interceptação por agentes maliciosos. Essa tecnologia oferece uma interface baseada em texto para criar o acesso Shell remoto. Essa interface é o próprio terminal Shell, que executa os comandos digitados e faz a ponte entre a máquina do usuário e o servidor remoto.
Bom eu poderia escrever um artigo enorme e me aprofundar mais no assunto, mas acho que já deu pra você ter uma ideia do que seja o SSH. No Próximo post vamos aprender um pouco sobre VPN, e a participação do SSH nesse serviço!