Solução de erros

Solução de erros

Porquê o aplicativo não conecta?

“Porque meu aplicativo não conecta?”, “Porque mostra erro de conexão?”, “Não consigo me conectar”, “Aplicativo não funciona”, Essas e outras perguntas e afirmações é rotina pra quem usa / vende serviços de VPN. Existem enúmeras respostas para essa pergunta, ao invés disso, vou deixar aqui algumas possíveis soluções.

Primeiro, identifique o tipo de erro:

1 – Erro de login e senha (acontece se o login tiver incorreto, expirado, ou se o servidor suspendeu antes do vencimento) – Se for esse o problema, é só fazer a correção dos dados, obter outro login, ou solicitar suporte ao vendedor/fornecedor.

2 – Qualquer outro erro. Se o erro não for de login incorreto/expirado, aí você tem que verificar todas as outras possibilidades.

Com dados móveis ligados “sem acesso a Internet” tente acessae o site recarga vivo:
https://portalrecarga.vivo.com.br/

  • Se o site carregar completamente, significa que seu chip está em perfeito funcionamento para VPN.
  • Se não carregar, significa que seu chip está bloqueado e precisa fazer uma recarga mínima para voltar a ultilizar VPN.
  • Você também pode tentar dar vários modos avião e ir testando pra ver se consegue destravar a rede sem fazer recarga (Não há garantia que isso funcione)

Obs: Não serve acessar por wifi, precisa testar diretamente conectado nos Dados Móveis (sem pacote de internet ativo)

Verificar se está usando as configurações mais atualizadas do aplicativo – (Para isso, basta abrir o aplicativo (precisa ter internet), caso houver alguma versão mais recente ele vai detectar e mostrar um botão para atualizar, ou em alguns casos, ja atualiza automaticamente.

Configuração da APN. – Geralmente em “Configurações > Redes Móveis > Pontos de Acesso” (pode ser diferente dependendo do seu smarphone).

  • Restaurar as configurações da APN (Basta clicar no menu – representado pelos famosos 3 pontinhos – > Restaurar padrão e após isso, selecionar o ponto de acesso gerado automaticamente).
  • Verifique o protocolo da APN – Não existe uma regra para isso, não existe a configuração certa, então você deve testar para descobrir qual funciona melhor para você. Por padrão é sempre ipv4 e ipv6, mas alguns funcionam melhor com apenas ipv4, outros com apenas ipv6. Apenas altere, salve e faça os testes.

Outras dicas

Além das informações acima, tem outras boas práticas que você pode fazer para “garantir” um bom funcionamento da sua VPN.

  • A instabilidade na conexão da VPN é na maioria das vezes por causa da própria rede H+/4G/4G+/5G. Procure manter suas recargas em dia, mesmo que você não precise ter créditos ou pacote de internet, a sua linha precisa está ativa e em boas condições para o bom funcionamento. Você precisa fazer no minimo 1 recarga a cada 2 meses, o recomendado é que fosse 1 recarga a cada mês, mas se não puder, 2 meses é um tempo aceitável entre cada recarga.
  • Não espere que a solução caia do céu: Se mantenha informado sobre os métodos de conexão, possíveis manutenção das operadoras ou no proprio servidor do fornecedor do serviço de vpn, macetes pra conectar, faça conexões (amizades) com pessoas do mesmo DDD pra que você consiga trocar ideia e descobrir se o problema é só com você ou se é um problema local.
  • Operadora caiu? Não tente “obrigar” o fornecedor encontrar uma solução, ele certamente ja está se movimentando para isso, as vezes é rápido, as vezes demora, e as vezes não há uma solução. Você pode inclusive ajudar o fornecedor e encontrar uma solução, procurando possíveis configurações atualizadas, prooxies, hosts funcionais e principalmente se disponibilizando a testar mesmo sem garantia de que vá funcionar. É assim que funciona.
  • Há momentos em que um proxy ou host é bloqueado pela operadora e não tem outro no momento que funcione, você ainda pode trocar de operadora. O serviço de VPN fornecido serve para qualquer operadora, desde que haja um proxy funcional.